A Carta Formal


Como se pode depreender, a comunicação é algo muito importante para a sociedade. Desde os tempos remotos da civilização,  o homem busca formas de se comunicar de forma eficiente. Assim, criou a carta formal.
Diferentemente da carta informal que tem, geralmente, como destino pessoas do círculo de convívio familiar e social mais próximo, e podem ser redigidas com muita mais descontração e informalidade; A carta formal é muito usada em situações entre comunicação com órgãos públicos e privados, ou com pessoas e profissionais que demandem um tom mais formal e respeitoso.
Assim, uma carta formal é uma correspondência enviada para organizações ou pessoas importantes como governo, município, políticos, etc. Para escrever uma carta formal é preciso utilizar a norma culta da língua portuguesa e também alguns termos que demonstrem a importância da pessoa ou organização que está recebendo essa mensagem. É importante, igualmente, sempre agradecer ao fim de tudo, mostrando respeito por quem está recebendo a correspondência.


Importância
As cartas formais seguem um padrão definido, costumam ser cartas curtas onde a pessoa faz algum tipo de anúncioagradecimento, sugestões, respostas ou requerimento a alguém ou alguma instituição, na carta formal predomina a norma culta da língua portuguesa.
A linguagem e regras da carta formal passam, necessáriamente, por devido respeito e formalidade que este tipo de documento requer.
A carta formal deve ser sempre utilizada em situações formais que se queira passar alguma informação. O respeito a suas regras também deve ser praticado.


Que informação deve constar?
Como é um documento que deve ser redigido com formalidade tem se a necessidade de seguir as regras e informar alguns dados como:
·         Cidade, data (indicação do dia, mês e ano em que a carta é redigida).
·         Identificação do destinatário (em cabeçalho)
·         Identificação do remetente
·         Forma de tratamento, pessoa que receberá a carta.
·         Introdução;
·         Conteúdo da mensagem (assunto que trata a carta, normalmente breve).
·         Agradecimento.
·         Despedida.
·         Assinatura, entre outras informações.
Esses são apenas alguns dados que devem conter uma carta formal, porém podem ser acrescentados, dependendo do tipo de carta formal e o que se pretende escrever.

Como Redigir uma Carta Formal
Ao escrever uma carta formal, evite, ou seja, não use a escrita de próprio punho, por parecer pouco formal, o melhor é redigir a carta em um computador (ou mesmo a máquina dactilográfica) e fazer a sua impressão e assinatura logo após.
É necessário estar muito atento a regras gramaticais, em cartas formais os erros gramaticais devem ser evitados ao máximo, se possível for, temos de encontrar alguém que faça a correcção do que nos passa despercebido algumas vezes.
Outro aspecto a ter em consideração quando redigimos a carta fornal, é o tom usado na carta formal  que deve ser sempre formal, isto é,  profissional e com muita cordialidade/respeito. A clareza e um texto agradável de ler devem ser sempre priorizados.
Note-se que em cartas onde se faz uma reclamação o mesmo tom cordial e agradável deve ser mantido, isso passa respeito e cordialidade, o que pode favorecer muito quem lê a carta e quem envia, pois o respeito na comunicação é sempre muito apreciado, principalmente quando a comunicação é formal com órgãos, instituições ou profissionais.
Normalmente usa-se o tratamento pronominal na 3ª pessoa gramatical (Vossa), ou tratamento nominal (Excelência Senhor,…)

Uma dica importante sempre que o documento enviado a terceiros for importante, como é o caso da carta formal é fazer uma cópia. A cópia da carta é um documento que serve de comprovação das informações prestadas na carta formal.
Nome do remetente
Endereço
Cidade
Cargo/Nome do receptor
Endereço
Cidade
Local, data

Exmo(s) Senhor(es)________________________________

Venho/Viemos por meio da presente,  solicitar/agradecer/propor _______________ __________________ no âmbito de_________________________.

Sem mais assunto de momento, agradecemos atencipadamente a vossa atenção.

Subscrevo-me/Subscrevemo-nos
Com os melhores cumprimentos
Atenciosamente,/Atentamete,/ Respeitosamente,
(Assinatura)





Maputo, 14 de Janeiro de 2017.

Vossa Excelência, Senhor ________, Vereador do município de ________  para área __________.
Eu, _________, venho por meio desta carta, agradecer ao senhor pelos serviços de _____________  prestados _______________________.
Sem outros assuntos a serem tratados, agradeço antecipadamente pela vossa atenção.
Respeitosamente,

________.

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