FICHA BIBLIOGRÁFICA



CONCEITO:
Na nossa vida como estudante, muitas vezes somos confrontados com a necessidade de ir à biblioteca, fazer várias pesquisas sobre temas variados.
Para que uma pesquisa, à base de leitura (pesquisa bibliográfica) seja considerada válida é necessário que ela reflicta vários pontos de vista, colhidos de autores também diversificados.
É certo que no trabalho final que vamos apresentar, não podemos de modo nenhum levar as obras consultadas ao vivo, porém é possível fazermos a identificação clara e inequívoca de cada uma das obras lidas, para tal recorremos às fichas bibliográficas.
Assim, a ficha bibliográfica funciona como um “bilhete de identidade” da obra lida, pelo que deve apresentar todos os elementos descritivos que permitam a sua identificação individual, ou seja, apresenta as referências de uma determinada obra.
Várias são as normas usadas para as apresentar as referências bibliográficas, numa ficha. Contudo, seja qual for a forma, há dados que não devem faltar, nomeadamente:
·         Autoria,
·         Título da obra,
·         Número da edição,
·         Local de edição,
·         Editora,
·         Data de edição.
Além dos elementos acima indicados, há outros possíveis, tais como:
·         título do artigo ou capítulo dentro da obra,
·         colecção,
·         Indicação sobre a edição original – título na língua original, local de edição, editora, data de edição.
·         Indicações sobre a tradução usada – título da tradução, tradução, local de edição, editora, data de edição.
·         Número(s) da(s) página(s) citada(s),
·         Número total de páginas e de volumes,
·         Número (cota) ISBN.

ORDEM DOS ELEMENTOS

Conforme se afirmou anteriormente, há várias regras para apresentar as referências. As que aqui apresentamos são aquelas que, quanto a nós, nos parecem mais fáceis de memorizar e, são as mais usadas em Moçambique. Ei-las:

(i)  Livros, folhetos, relatórios, etc., considerados no todo

No caso de um só autor, o formato é:
apelido do autor (em maiúsculas), nome(s) abreviado(s). seguido pelo Título da Obra (em itálico)[1], subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade), Editora, Número do Volume, ano da publicação.
Ex.: ZITA, I.. Os Molwenes. Maputo, Associação dos Escritores Moçambicanos, 1988.

No caso de serem até três autores, o formato é: lista dos apelidos dos autores seguidos pelas respectivas abreviaturas dos nomes. O resto é semelhante ao formato de um só autor.

Ex.: CARLTON, J.T; SMITH, R. E WILSON, R.B.. Light’s Manual: Interdital invertebrates of the Central California Coast. 3rd ed.. California, University of California Press, 1975.

Se forem mais de três autores, o formato é: Apelido do primeiro autor, seguido da respectiva abreviatura dos nomes e acrescenta-se a sigla et al. (do latim “et alii”= e outros). O resto é semelhante.

Ex.: MATEUS, M.H.M. et al.. Gramática da Língua Portuguesa. 6ª ed. (revista e aumentada). Lisboa, Caminho Editorial, 2003.

(ii) Capítulos de Livros

No caso de o autor do capítulo ser diferente do autor/responsável pelo livro, o formato é: Autor do capítulo, começando pelo apelido (em maiúsculas) seguido pelo “título do capítulo (entre “aspas”). In: Apelido do autor/responsável pelo livro (maiúsculas) seguido pela abreviatura do nome. Título do Livro (em itálico). Subtítulo do livro (se for o caso). Edição. Local de publicação (cidade), editora, número do Volume, ano de publicação, páginas inicial e final do capítulo:

Ex.: ISSAK, I.. “Estruturas de Complementação Verbal do Português de Moçambique”. In: GONÇALVES, P.  (org). Mudanças no Português em Moçambique. Maputo, Livraria Universitária, 1998, pp. 67-101.


(iii) Dissertações e Teses

Nos trabalhos como monografias e teses, cujo objectivo é a qualificação académica do seu autor, adopta-se o seguinte formato: APELIDO do autor seguido pela abrebiatura do nome; Título do Trabalho. Grau ou categoria do trabalho. Nome da Universidade ou Escola. Local de Publicação (cidade), Editora, Ano de publicação, número de páginas da obra.

Ex.: BERNARDO, R.L.. Efeitos microbicidas da mulala sobre a higiene bucal (Euclea natalensis). Tese de licenciatura em Biologia. Faculdade de Ciências Naturais e Matemática. Maputo, Universidade Pedagógica, 1993. 67p.


(iv) Texto obtido ou consultado na web

Actualmente, é inegável o papel que a internet desempenha na pesquisa científica. Tem-se falado das famosas “bibliotecas virtuais” que são uma alternativa às bibliotecas convencionais. Muitas obras têm sido convertidos para o formato digital, e disponibilizados na web, portanto, é necessário saber referir com exactidão as fontes consultadas, eis as regras de referenciação: APELIDO(s) do(s) autor(es), seguido(s) do(s) nome(s). Título do artigo. Local de publicação, editora (se houver), n° de página (se houver), disponível em : , consultado em....

Ex.: APL. Actas – XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa, Associação Portuguesa de Linguística, 2008, ISBN 978-972-96615-1-8, disponível em < http://www.apl.org.pt/images/docs/apl2008.pdf >, consultado em 14 de Abril de 2009.


COLOCAÇÃO DA REFERÊNCIAS

De acordo com Eco (1995), após a citação no texto, apresenta-se a sua referência bibliográfica ou em nota de rodapé ou numa lista bibliográfica no final da obra.

Fontes:
 (i) BIBLIOGRAFIA:
ECO, H. Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. 6ª ed. Lisboa, Editorial Presença, 1995.
UP. Normas para a Produção e Publicação de Trabalhos Científicos na Universidade Pedagógica. Maputo, Universidade Pedagógica, 2004.

(ii) SITES:
..< http://www.edce.sc.usp.br/cda/sessao-astronomia/sessao-astronomia-padrao/referencia -bibliografica-ufrgs.html>, consultado em 10 de Abril de 2009.
.., consultado em 15 de Abril de 2009.



[1] No caso de um manuscrito, substitui-se o itálico pelo sublinhado.

Comentários

Unknown disse…
Muito obrigadopor termos um anjo cá na terra como tu, pai MUTONDO. vo te ser real que eu sou fã de voce, porque vens ajudando-me em todos os meus trabalhos escolares. Obrigado de coração. Bom dia
Unknown disse…
Obrigado pelo excelente documento, tem informacao util para consolidacao de conhecimento.
Unknown disse…
Agradeço bastante pelo apoio e facilitação de trabalho que Mutondo tem feito. É uma referência viva que, graças a si temos tido uma ajuda no que tange a elaboração de trabalhos, teses, monografias, etc.

Muito obrigado
Unknown disse…
Continue partilhando os conhecimentos ilustre.

Muito Obrigado
Rassul Mutarica disse…
Muito Obrigado, Satisfeito com o Conhecimento do blog.
Unknown disse…
Muito obrigado Doutor pela partilha do conhecimento, foi muito util.

Mensagens populares deste blogue

O TEXTO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO

Diferenças entre o texto expositivo explicativo e o texto expositivo argumentativo