quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

Diferenças entre o texto expositivo explicativo e o texto expositivo argumentativo

Muito obrigado pelas observações que têm apresentado neste espaço. Sinto-me orgulhoso as saber que este blog está a constituir-se num espaço de troca de impressões sobre alguns conteúdos das matérias escolares, na disciplina de português. Estou satisfeito, pois, a ideia principal é que estes pequenos artigos ajudem.



Relativamente às diferenças básicas entre os Textos Expositivos Explicativos e os T. E. Argumentativos podemos mencionar os seguintes:

1 - O objectivo com que os dois tipos de textos são produzidos: o expositivo argumentativo é feito para apresentar um ponto de vista do seu autor, com o objectivo de atrair a adesão de quem o lê, ou seja, visa influenciar o outro a mudar de atitude ou assumir uma determinada posição, enquanto o expositivo explicativo, visa basicamente a transmissão de saberes (conhecimentos), ou seja, fazer saber;

2 - O texto argumentativo é subjectivo (dado que expressa a opinião do seu autor); e o texto explicativo é objectivo(nele apenas interessa a explicação clara dos factos/conceitos);

3 - No texto argumentativo usa-se predominantemente verbos na primeira pessoa, expressões que visam convencer,... e no texto explicativo recorre-se ao uso da terceira pessoa (estratégia de apagamento do sujeito autor do seu discurso) e usam-se expressões que explicitam os termos/conceitos já usados.
 
Contudo, casos há em que a estrutura do texto explicativo é usada para apoiar o discurso argumentativo e vice-versa. Este facto mostra que estes tipos de textos não são completamente isolados e, vezes há, que a fronteira entre os dois tipos não é estanque.
Portanto, as três características acima apontadas podem ser usadas como um recurso importante para identificar a tipologia textual.
 
Há uma quarta característica que, por vezes, passa desprecebida: O TÍTULO. Isso mesmo, o título de um texto expositivo explicativo, geralmente, identifica o tema. Pode ser convertido numa pergunta do tipo o que é «título» . De seguida, procurar ver se o corpo do texto responde a esta questão ou não. Se, de facto, responde, logo o texto é explicativo. O título de um texto expositivo argumentativo, geralmente, é uma tese (uma frase que sintetiza a ideia principal desenvolvida no texto).
 
Mas atenção: não se pode deter apenas num destes aspectos. Pois o texto vale na sua totalidade. Ele é a soma de vários aspectos, podendo uns estar presente e outros ausentes. Nunca podemos ir ao texto à busca de todas as características, mas sim temos que procurar as características que mais se evidenciam.

1 comentário:

Tulua disse...

Essas informações eu acho 7er verdadeiras. E gostaria de saber a organizacao dos tipos de textos

Pesquisar neste blogue

A carregar...