CIRCULAR

Conceito
A circular é uma mensagem endereçada simultaneamente a diversos destinatários para transmitir avisos, ordem de serviço ou instruções, e tem o público alvo bem definido. Ou seja, o público da circular pode ser interno, misto e externo à instituição emissora, este último em pequena escala.
Uma circular deve conter o nome circular, seguido do seu número e ano; um vocativo, isto é, uma fórmula de cortesia indicando a pessoa a quem se escreve; um texto em si, de forma bastante objectiva; e conter ainda o local, dia, mês, e ano e o seu remetente (devidamente identificado).


Organização textual
Do ponto de vista icónico, a circular apresenta as seguintes características: 
·        Texto curto;
·        Organizado graficamente em três partes, nomeadamente, cabeçalho, corpo do texto e fecho.

Estrutura:
A maior parte das Instituições possuem um formulário para o uso interno. Contudo , a sua estrutura é muito flexível.

Cabeçalho
·     No topo e centralizado, faz se a identificação da entidade (instituição) emissora da circular.
·     A circular é sempre numerada, com uma numeração específica que corresponde a uma ordem sequencial das circulares produzidas no mesmo ano pela mesma entidade, como por exemplo (Circular nº…./ FCS/2011); Esta informação encontra-se destacada, logo a seguir à informação relativa à identificação da entidade emissora.

Corpo da Circular
·    Indicação do assunto ou objectivo essencial da circular. Esta informação aparece num parágrafo único, a não ser que haja uma necessidade de se desenvolver tanto o assunto da circular. Tal como no aviso, o corpo da circular pode apresentar tabelas, gráficos e ilustrações, conforme os objectivos visados.

Fecho
·   No fecho deve constar o local, a data, a assinatura e, caso seja pertinente, a indicação do cargo ou função do responsável pela emissão da circular.
Em determinadas ocasiões, dependendo do tipo de formalidades, antes dos dados acima indicados, tem se apresentado uma fórmula de despedida, que geralmente consiste num lema institucional (por exemplo: “Decisão tomada, decisão cumprida!”, “Unidade, Trabalho e Vigilância!”…)

Organização Linguística
·    Por não apresentar uma situação de comunicação directa exige na sua elaboração: a legibilidade, objectividade, destaque da informação relevante. Daí que a  linguagem deve ser directa, clara, objectiva e incisiva.
·    Recurso à terceira pessoa gramatical;
·    É obrigatório a indicação do local e a data.
·    Predomina o presente do indicativo, mas pode ocorrer também o imperativo sempre que a intenção de comunicação for persuasiva.
·    Recurso às funções informativa e apelativa da linguagem.

Comentários

Tondinho disse…
Acabo de fazer uma actualização do texto, pois na primeira edição o mesmo apresentava alguns problemas que dificultavam a sua leitura e compreensão. Pelos transtornos que tais erros terão criado nos leitores que acompanham este blogue, as minhas mais sinceras desculpas.
Unknown disse…
muito obrigado sr Carlos o sr me ajudou muito abraços
Unknown disse…
Muitíssimo obrigada sr.Mutondo me ajudou bastante sobre esse conhecimento .BOA TARDE
Unknown disse…
Agradeço Sr Carlos pela ajuda,é possível me indicar a bibliografia?
Unknown disse…
Agradeci bastante ao me informar com estas informações.

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